top of page

20/10 – Dia de Combate à Osteoporose

por: Dr. Frederico Lafraia Lobo

 

Osteoporose é uma doença do esqueleto que compromete a qualidade e resistência óssea, predispondo ao aumento do risco de fraturas.
Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os principais acometidos pela osteoporose. Outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.
Para obter as quantidades adequadas dos nutrientes envolvidos na saúde dos ossos, é importante consumirdiariamente os seguintes alimentos:

  • Leite e derivados;

  • Frutas;

  • Verduras e legumes;

  • Carnes e ovos;

  • Feijão;

O início da osteoporose é silencioso, não provocando dor ou outro sintoma, sendo a fratura óssea a primeira manifestação clínica da doença. Desta maneira o Ortopedista é o profissional que tem o primeiro contato com a principal e mais temida consequência da Osteoporose, tendo a oportunidade de iniciar seu tratamento.
O diagnóstico precoce é realizado pelo histórico do paciente associado ao exame de densitometria óssea, definindo a necessidade e o tipo de tratamento a ser realizado.Os vários tipos de tratamento devem ser acompanhados por exames laboratoriais e, periodicamente, exames de densitometria óssea. O tratamento não medicamentoso, tão importante quanto a medicação, consiste em:
1. Suspender o tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas;
2. Dieta adequada de cálcio e vitamina D, como apresentado anteriormente;
3. Estímulo à prática de atividades físicas;
4. Exposição ao sol antes das 10 horas e após ás 16 horas, evitando os raios solares malignos à pele.
Procure seu médico para uma avaliação e mais orientações.

 

#20deoutubro #prevenção #osteoporose #melhoridade #saúde #ortopedia #MedicinadePrimeira #DrFredericoLobo

bottom of page