top of page

Text Neck: A Moderna Dor de Pescoço

por: Dr. Frederico Lafraia Lobo

 

   A evolução para os atuais modelos de celulares e

tablets possibilitou a imedita conexão com o mundo. 

Paralelamente ao desenvolvimento desses

aparelhos, observa-se na última década o

aumento da frequência das dores de pescoço e

ombros em pessoas cada vez mais jovens. Qual é

o motivo dessa mudança no padrão da dor cervical?

   Você já deve ter visto pessoas com os ombros

curvados para a frente, o pescoço esticado em um

ângulo desconfortável e os olhos apertados para a

tela de celulares enquanto digitam. Praticamente desconhecido até há poucos anos, o “Pescoço de Digitação” (“Text Neck”) ou “Pescoço Tecnológico” (“Tech Neck”) é uma lesão por esforço repetitivo que se torna mais comum à medida que mais pessoas se debruçam sobre celulares.

Mas como é possível um celular ou outro dispositivo móvel causar tanta dor? Tudo se resume ao ponto de vista, literalmente!

   Olhar para baixo e deixar a cabeça cair para frente muda a curvatura natural do pescoço. Progressivamente esse desalinhamento pode criar tensão nos músculos e causar desgaste nas estruturas locais.

  1. Seu pescoço se move para a frente.

  2. Seus ombros arredondam-se para a frente ou levantam-se em direção às orelhas.

  3. Seus músculos do pescoço e ombros entram em espasmo (contratura).

 

   Com o estresse no trabalho somado à má postura, os viciados em dispositivos portáteis podem realmente sentir como se tivessem  o peso do mundo sobre seus ombros.

   Além da dor muscular, a má posição do pescoço pode causar vários outros problemas de saúde, entre eles, a restrição da capacidade de expansão dos pulmões com consequente inspiração reduzida de oxigênio, e a necessidade de mais força a ser feita pelo coração para bombear sangue para oxigenar o corpo.

   Como melhorar sua postura e prevenir a dor de pescoço?

É simples, basta começar agora! Qual a sua postura neste momento? Como estão seus ombros e seu pescoço?

   Se você estiver em uso de um celular ou tablet, levante o seu dispositivo ao nível dos olhos ao invés de inclinar o queixo para baixo. Se você estiver à frente de um computador de mesa, o  raciocínio é o mesmo: a tela do monitor deve estar ao nível dos olhos para que a cabeça não fique permanentemente fletida sobre o pescoço. E lembre sempre de levantar o olhar a cada 5 minutos mais ou menos.

   Como a grande vilã da dor no pescoço é a contratura muscular, apresento os passos para o alongamento da musculatura dessa região:

  1. Mova o queixo em direção ao peito, e segure por 5 segundos;  você vai sentir um estiramento confortável do pescoço até a base do crânio. Repita 10 vezes.

  2. Incline a cabeça para a direita / esquerda, trazendo sua orelha para perto do ombro. Você pode usar a mão para puxar a cabeça. Mantenha por 20 segundos.

  3. Traga a cabeça para trás e, em seguida, incline-a para a direita / esquerda, e novamente segure por 20 segundos.

  4. Gire o queixo em direção ao ombro direito / esquerdo. Mantenha por 20 segundos. Você pode usar a mão para empurrar a cabeça.

  5. Repita 3 a 5 vezes ao dia, para os dois lados.

   

   A dor de pescoço não é sinônimo de modernidade e pode ser bastante debilitante, por isso preste sempre atenção à sua postura enquanto usa celulares, computadores e tablets. Dessa maneira você terá maior rendimento no trabalho e mais energia para seus momentos de lazer.

 

#‎TextNeck‬ ‪#‎TechNeck‬ ‪#‎DordePescoço‬ ‪#‎MedicinadePrimeira‬‪ #‎DrFredericoLobo‬

bottom of page